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3 de jul. de 2023

Quem é Rathma? A história do primeiro filho de Santuário e primeiro Nececromante em Diablo

 Quem é Rathma e por que ele é tão importante para a história de Diablo 4 ? 


Se Lilith é a primeira mãe e co-criadora do Santuário, Rathma é a prova desse conceito. Sua história se estende por milênios e suas ações foram extremamente impactantes, desde essencialmente inventar uma classe de herói até dar a Profecia que molda toda a narrativa de Diablo 4.


Primogênito do Primogênito

Na origem do Santuário podemos rezumir como um mundo criado por Demônios e Anjos rebeldes que estavam cansados ​​de travar uma guerra eterna uns contra os outros, foi neste mundo verde e agradável que Lilith deu à luz uma criança, pai de Inarius - o Arcanjo que na época era aliado de Lilith no esquema para escapar do Conflito Eterno criando Santuário. Essa criança foi nomeada Linarian, um nome escolhido para ele por sua mãe e contendo os nomes de ambos os pais. Talvez fosse para servir como um lembrete de suas origens. Independentemente disso, não seria um nome que ele finalmente aceitou, escolhendo ser conhecido como Rathma.


Rathma foi o primeiro filho nascido de Angel e Demon. Outros seguiram, talvez gerados por outros no grupo de rebeldes de Lilith e Inarius, talvez nascidos dos próprios Lilith e Inarius. Essas crianças receberam muitos nomes, desde o Primogênito até o Nefalem. Com base na reação dos outros seres celestiais auto-exilados a essas crianças e seu crescente poder, parece possível que todos fossem de Lilith e Inarius. Seja como for, os outros rebeldes estavam preocupados, até mesmo alarmados, com o poder que Rathma e seus contemporâneos - seres como Bul-Kathos, Fiacla Gear e Esu, que comandavam níveis mundiais de força bruta em vários campos - estavam começando a descobrir. . Os rebeldes pediram a Inarius que destruísse as crianças antes que o poder bruto sob seu comando chamasse a atenção dos Anjos e Demônios que ainda travavam o Conflito Eterno.


Inarius pediu-lhes um período de reflexão, para ajudar a acalmar os ânimos desgastados e tomar uma decisão ordenada. Ele não disse não, no entanto. E Lilith achou isso inaceitável. O objetivo da fuga do Conflito Eterno para ela era Rathma e as outras crianças. Através deles, ela não apenas se esconderia do Conflito Eterno, mas o encerraria decisivamente com uma vitória sobre ambos os lados. E assim, ela escolheu lidar com os Demônios recalcitrantes e os Anjos alarmados de uma maneira muito simples - ela os destruiu. Isso levou Inarius a virar o poder da Worldstone contra ela, banindo-a do Santuário. Ele então usou a Pedra do Mundo para mudar a natureza do Santuário, fazendo com que cada geração de Nefalem ficasse cada vez mais fraca até se tornarem humanos.


Rathma e o Equilíbrio do Santuário
Enquanto tudo isso acontecia, Rathma já havia se despedido de seus pais.

Rathma, como muitos dos outros Primogênitos, já sentia uma conexão profunda e permanente com o Santuário. Afinal, eles nasceram lá. De fato, é inteiramente possível que Lilith tenha influenciado a criação do Santuário para possibilitar que Anjo e Demônio tivessem filhos lá. Mas no caso de Rathma, sua conexão com o Santuário era profunda e o levou a encontrar uma entidade diferente de qualquer outra.

Se você jogou  Diablo 4 e terminou a campanha, já deve ter percebido várias coisas. Uma é que Rathma foi o primeiro ser no Santuário a ser considerado um Necromante - a ponto de os Necromantes serem chamados de Sacerdotes de Rathma e venerarem o conhecimento do Equilíbrio que ele transmitiu a eles. A segunda é que Rathma é o autor da Profecia que dirige as ações de muitas das principais figuras de Diablo 4 . Em terceiro lugar, Rathma parece ter tido essa profecia em algum momento no passado distante, porque seus pais estavam cientes dela e porque, para entendê-la, ele afirmou que procurou uma grande e poderosa Serpente para ajudá-lo a entendê- la .

“Eu vi meu cadáver,
e de minha boca rastejou ódio,
um pai queimou seus filhos em uma pira
e uma mãe moldou uma nova era das cinzas,

Eu vi o fraco fortalecido,
um bando de cordeiros banqueteando-se com os lobos,
Lágrimas de sangue choveram em uma joia do deserto,
e o caminho para o Inferno a guerra se despedaçou,

Então veio uma lança de luz, perfurando o Coração do Ódio,
E aquele que estava acorrentado foi libertado.”

A Profecia de Rathma,  Diablo 4

E enquanto estudava a profecia central da narrativa de Diablo 4, a Serpente ajudou Rathma a descobrir sua própria morte. Rathma, primogênito do Santuário, primeiro dos primogênitos, viu sua própria morte e sabia como isso aconteceria - e quem seria seu assassino. É por isso que ele parecia não se interessar pelo conflito de Lilith e Inarius sobre o destino do Santuário? Ele já sabia o resultado? Sabemos que Rathma se dedicou ao estudo da morte e seu papel na Balança. Este princípio cósmico, ligado à criação do próprio Santuário, procurou preservar o mundo a todo custo, tanto contra o Inferno quanto contra o Céu. A vida e a morte faziam parte desse equilíbrio e, ao estudá-las e sua interação única, Rathma tornou-se realmente sábio.

Em algum momento, ele encontrou e selou um portal para o Inferno, sabendo que essa ação acabaria por levá-lo à morte.



O papel de Rathma na manutenção do Equilíbrio
Deve-se notar que Rathma realizou poucas ações durante os muitos, muitos anos de sua vida.

Rathma, que certamente possuía poder grande o suficiente para fazê-lo, não interveio no conflito entre os Anjos e Demônios que levou ao banimento de Lilith e ao aleijamento de sua própria prole por Inarius através da Pedra do Mundo. Ele permitiu que esses eventos acontecessem. Ele também interveio apenas durante a Guerra do Pecado posterior e o conflito entre Inarius, os Prime Evils e seu culto Triune, e a maré crescente do novo Nephalem para ajudar a manter o Equilíbrio do Santuário e evitar que os Céus e Infernos se tornassem muito fortes. Foi nessa época que, ao lado daquela Grande Serpente mencionada antes, Rathma procurou Mendeln . Este jovem prodígio era um dos novos Nephalem e irmão de Uldyssian Ul-Diomed, seu líder.

Rathma e a Serpente ensinaram a Mendelm uma compreensão da Balança e seu papel na Vida e na Morte, percepções que levaram Mendeln a criar os Sacerdotes de Rathma. Rathma teve um pequeno papel em ajudar a impedir o retorno de Lilith e, em última análise, tem alguma responsabilidade por Inarius ser levado para o Inferno no final daquela guerra. Ele viu isso como necessário para tentar manter o Equilíbrio e a existência do Santuário como um todo.

Rathma não fez nada quando os Prime Evils chegaram ao Santuário - os Horadrim lutaram contra eles e ele assistiu. Ele não fez nada quando eles escaparam de suas prisões Soulstone. Ele não interveio quando Malthael afirmou ser o Anjo da Morte e tentou abater o povo do Santuário. Por que? O próprio fato de conhecer seu próprio destino significava que ele sentia que não poderia fazer nada que o impedisse de acontecer?


A Profecia de Rathma ainda é crucial
Em  Diablo 4 , vemos que Rathma previu tudo o que estava por vir. Suas ações ao longo de sua vida o levaram ao que ele sabia que aconteceria - ele sabia que seu pai, Inarius, o mataria em busca da chave do Inferno, mas não a encontraria. Ele sabia que sua mãe, Lilith, o faria. Ele sabia o que aconteceria quando Inarius enfrentasse Lilith no Inferno. Ele sabia o que aconteceria quando Lilith alcançasse o reino de seu pai Mephisto - alguém já teria usado uma lança de luz para perfurar o coração de Ódio e libertar o prisioneiro acorrentado para atravessar o Santuário mais uma vez. Ele sabia o que sua morte iria começar, de uma longa, longa vida estudando a Vida, a Morte e o Equilíbrio entre eles que o Santuário representa.

Rathma não tomou nenhuma ação para impedir nada disso. Por que? Ele viu isso como necessário? Para Rathma, o Equilíbrio e a preservação do Santuário ao longo do fio da navalha era a coisa mais importante. A morte foi apenas outra escolha que ele fez para garantir que continuaria? Não sabemos, mas considerando o quão especialista o Primogênito era no assunto, é perfeitamente possível que ele visse a Morte não como um fim, mas sim como um começo.

Essa postagem foi baseada em um texto do Blizzard Watch 





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